Simplicidade é a busca, monástica, a sensação.
-Kashef Chowdhury
O projeto Friendship Centre [ou, Centro da Amizade], de Kashef Mahboob Chowdhury / URBANA, localizado em Gaibandha, Bangladesh, parece que não foi construído sobre a paisagem, mas entalhado nela. Um labirinto de arcos, pátios, pavilhões e piscinas, tudo construído em tijolo artesanal, define o espaço da organização Friendship NGO, que trabalha com comunidades remotas.
A fotógrafa Hélène Binet registrou o projeto em uma série de belas imagens que mostram o impressionante contexto de planícies rurais e retomam a ideia de que o centro existe como um eco das ruínas de Mahasthan, do século 3 a.C., localizadas nos arredores. O intenso jogo de luz e sombra criado pelas estruturas é destacado nas fotografias, bem como a riqueza e a qualidade das texturas do tijolo.
Localizado em uma região propensa a inundações, o complexo foi construído dentro de um aterro artificial, e conta com uma cobertura de terra nivelada que surge como um segundo nível. O trabalho de Binet localiza isso no contexto natural, destacando a relação entre arquitetura e paisagem. Esta relação foi um fator influente quando o Friendship Center foi reconhecido com o Prêmio Aga Khan de Arquitetura em 2016.